Segredos da mamografia

A mamografia é realizada em um aparelho de raio-x dedicado à imagem da mama. As radiologistas ressaltam que o exame só deve ser feito por pessoas especializadas, pois durante o procedimento a mulher é posicionada em uma bandeja de suporte plana em que é comprimida por uma placa paralela transparente. “Para que o exame seja […]

Publicado dia 05/04/2017 às 16:00

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

A mamografia é realizada em um aparelho de raio-x dedicado à imagem da mama. As radiologistas ressaltam que o exame só deve ser feito por pessoas especializadas, pois durante o procedimento a mulher é posicionada em uma bandeja de suporte plana em que é comprimida por uma placa paralela transparente. “Para que o exame seja de boa qualidade são necessários o correto posicionamento, a compressão adequada das mamas e a colaboração da paciente”, explicam. Desse modo, é importante realizar os exames em locais que contem com profissionais especialistas e experientes no diagnóstico do câncer de mama.

A identificação de alterações é feita por meio do feixe de raio-x que passa através da mama para um detector. Estão disponíveis dois tipos de mamografia: a convencional e a digital. Na convencional, o feixe de raio-x é capturado por uma imagem em filme, já na digital, os sinais eletrônicos são transmitidos a um computador para formação da imagem.

As especialistas ressaltam que nos exames de rastreamento e de diagnóstico são obtidas duas incidências mamográficas: a crânio-caudal e médio-lateral oblíqua de cada mama. Todavia, em pacientes que possuem implantes mamários é acrescentada a manobra de Eklund, que consiste no deslocamento posterior do implante. A duração total da mamografia varia entre 10 a 15 minutos.

Todavia, para que as mulheres possam obter uma mamografia de qualidade e com menor exposição à radiação, o exame exige a compressão das mamas, o que pode ocasionar dor. “Nem todas as mulheres sentem dor quando fazem o exame, mas algumas se queixam de desconforto provocado pela compressão”.