Cirurgia refrativa: cuidados, resultados e contraindicações

Mesmo sendo uma cirurgia simples, eficiente, rápida e indolor, cuidados no pré e no pós-operatório são necessários. “Indico o uso de colírios antes e depois do tratamento, como prevenção contra inflamação e infecção”, aconselha. De acordo com o médico, o tratamento com o I-lasik, um tipo de laser, diminui o risco de inflamação e infecção […]

Publicado dia 28/03/2017 às 11:00

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Mesmo sendo uma cirurgia simples, eficiente, rápida e indolor, cuidados no pré e no pós-operatório são necessários. “Indico o uso de colírios antes e depois do tratamento, como prevenção contra inflamação e infecção”, aconselha. De acordo com o médico, o tratamento com o I-lasik, um tipo de laser, diminui o risco de inflamação e infecção no procedimento cirúrgico.

De acordo com o oftalmologista Fernando Pacheco, o índice de satisfação com a cirurgia chega a 98%, fato que atesta a eficiência do procedimento em reverter quadros de danos na visão. Embora haja a probabilidade de haver o retorno do problema após a cirurgia, as chances são mínimas. Caso haja a reincidência do problema de visão, a pessoa pode novamente ser tratada, essa é outra vantagem do I-lasik.

Embora as contraindicações sejam raras, é necessário fazer uma analise individual para saber se o procedimento realmente poderá ser realizado. Caso não seja possível, há outros métodos disponíveis no mercado, como o implante de lentes fácicas e de lentes pseudofácicas.

Outro problema que pode ser resolvido com a cirurgia é a fotosensibilidade – incômodos oculares causados pela exposição à luz. Embora possa se intensificar nos primeiros três meses, o oftalmologista relata que há, após esse período, uma melhora acentuada. “O essencial é que caso o paciente tenha algum problema visual e queira receber ajuda, que ele se informe sobre o I-lasik. Alguns planos de saúde ajudam em parte do tratamento o que já auxilia grande parte dos pacientes”, arremata.