Quantos deficientes visuais existem no mundo?

Existem 285 milhões de pessoas no mundo vivendo com baixa visão ou cegueira. Dessas, 39 milhões são cegas e 246 milhões têm moderada ou grave deficiência visual. Até 80% dos casos de cegueira, sendo 40% infantil, resultam de causas previsíveis ou tratáveis, mas a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e uma […]

Publicado dia 07/06/2017 às 16:00

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Existem 285 milhões de pessoas no mundo vivendo com baixa visão ou cegueira. Dessas, 39 milhões são cegas e 246 milhões têm moderada ou grave deficiência visual. Até 80% dos casos de cegueira, sendo 40% infantil, resultam de causas previsíveis ou tratáveis, mas a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e uma criança perde a visão a cada minuto.

Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. A maior causa de cegueira do mundo é o glaucoma, sendo que no Brasil mais de um milhão de pessoas são portadoras. A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocultar, que leva a uma atrofia progressiva do nervo ótico.

Se não controlada, el compromete o campo de visão.
Especialistas informam que apesar da gravidade, o glaucoma hoje, se descoberto prematuramente, pode ser tratado com sucesso, tanto com drogas como por meio de laser e cirurgias até de implante de válvulas na região afetada. O mesmo ocorre com outras doenças oculares.