Um óculos para cada tipo de problema ocular

Uma bela armação enfeita o rosto e se torna um charme a mais para quem precisa utilizar óculos constantemente ou de forma esporádica. Contudo, o zelo pela qualidade e o modelo das lentes deve ser proporcional à escolha da armação. Especialistas recomendam cautela na hora da escolha. O óculos é um produto de precisão, portanto, […]

Publicado dia 19/04/2017 às 19:00

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Uma bela armação enfeita o rosto e se torna um charme a mais para quem precisa utilizar óculos constantemente ou de forma esporádica. Contudo, o zelo pela qualidade e o modelo das lentes deve ser proporcional à escolha da armação. Especialistas recomendam cautela na hora da escolha. O óculos é um produto de precisão, portanto, precisa ser testado e avaliado com calma.

Em síntese existem dois tipos de lentes, as orgânicas, conhecidas como acrílicas, e as inorgânicas, feitas de minerais. Atualmente, a preferência pelo material acrílico se justifica na leveza e durabilidade do produto. Contudo, cada particularidade e necessidade da visão exige modelos específicos de lentes.

Bifocal
As lentes bifocais são funcionais pois permitem enxergar de perto e de longe. Entretanto, a pessoa que as utiliza precisa ajudar o ângulo de visão a cada necessidade específica. Outra desvantagem é de ordem estética, pois uma nítida linha demarca o meio da lente e, em virtude disso, ela é pouco utilizada.

Cristal
As populares lentes de vidro, são na verdade de cristal ou mineral. Trata-se de um material transparente que não risca facilmente, contudo, é mais pesado e tem maior probabilidade de quebrar. Esse tipo de lente é indicado, sobretudo, para graus elevados de miopia. Em virtude do alto índice de refração, são mais finas do que as produzidas por outros materiais.

Policarbonato
Essas peças são leves, finas e resistentes a impactos. Por conta dessas características, são recomendadas para crianças e pessoas que realizam intensas atividade. As lentes de policarbonato garantem resistência à rotina exaustiva de exercícios, brincadeiras ou aventuras. Por resistir a fortes impactos, são utilizadas em segurança industrial.

Trivex e NXT
Apesar de resistentes, as lentes Trivex e NXT são facilmente quebráveis. Todavia, são mais leves que as de policarbonato e apresentam transparência superior. A Trivex é mais utilizada em óculos de grau e a NXT em óculos de sol. Ambas proporcionam visão abrangente e não apenas frontal.

Antirreflexo
A rotina no escritório exige longas horas à frente de uma tela de computador, as horas gastas na direção de um veículo também cansam a visão. As lentes antirreflexo podem ser utilizadas como um “descanso” para os olhos, além de possuir uma estética moderna e beneficiar pessoas com graus elevado.

Fonte: oticaventura.com.br