Cirurgia e medicamentos não são os únicos tratamentos para dores nas costas

Para a melhora do quadro uma alternativa viável é a prática de exercícios físicos e alongamentos. Em alguns casos não é necessário o uso de medicamentos ou cirurgia. Exercícios na água, por exemplo, fortalecem a musculatura. Já a acupuntura ajuda a diminuir a inflamação e aliviar a dor. O alongamento muscular aquece e estica a […]

Publicado dia 28/03/2017 às 16:00

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Para a melhora do quadro uma alternativa viável é a prática de exercícios físicos e alongamentos. Em alguns casos não é necessário o uso de medicamentos ou cirurgia. Exercícios na água, por exemplo, fortalecem a musculatura. Já a acupuntura ajuda a diminuir a inflamação e aliviar a dor. O alongamento muscular aquece e estica a musculatura, aumentando a flexibilidade, além de relaxar o corpo, facilitar a circulação sanguínea e melhorar o movimento. Esses tratamentos são uma alternativa menos invasiva para fortalecer a estrutura que fica ao redor da coluna.

O ortopedista Mario Ferreti é coordenador de um projeto de São Paulo que visa diminuir o número de cirurgias de coluna. Em quatro anos, 2.700 pacientes foram atendidos e 65% não precisaram fazer cirurgia. Segundo Ferreti, a grande maioria dos casos não era cirúrgica e poucos deles realmente necessitaram de cirurgia.

Segundo a personal trainer Mariane Herdy, uma alternativa para aliviar as dores nas costas é o alongamento. Segue abaixo uma sequência de exercícios que podem ser realizados em casa.

O primeiro alongamento geralmente é um realizado ao acordar. Pode ser feito ainda na cama ou usando um colchonete. Deitado, abrace os joelhos em direção ao abdome e mantenha-se nessa posição de 30 segundos a um minuto.

O segundo alongamento também pode ser realizado na cama ou no colchonete. Deitado, abrace um dos joelhos em direção ao abdome e mantenha a outra perna estendida. Mantenha essa posição por 30 segundos e depois troque a perna.

Ainda deitado, flexione os joelhos para um lado. Os braços devem ficar abertos lateralmente. É necessário ficar nessa posição por cerca de 30 segundos e depois trocar a perna e repetir o processo pelo mesmo período de tempo.

O último alongamento ainda é realizado na cama ou em um colchonete. Deitado com o abdome para baixo, apoie os braços para frente e empurre a coluna para trás. Essa posição deve ser mantida por 30 segundos e irá aliviar dores lombares e no meio das costas