Liga PUC realiza 1º Simpósio de Dor

Direcionada ao aprendizado da semiologia da dor no ambiente médico, a Liga Acadêmica de Dor (Lador) da PUC-Goiás conta com 16 estudantes de medicina orientados pelo professor Dr. Ledismar José da Silva. De caráter obrigatório para acadêmicos do Lador, o Curso Introdutório é realizado todos os anos. Em sua 3ª edição, o curso ocorreu concomitantemente […]

Publicado dia 12/05/2017 às 11:00

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Direcionada ao aprendizado da semiologia da dor no ambiente médico, a Liga Acadêmica de Dor (Lador) da PUC-Goiás conta com 16 estudantes de medicina orientados pelo professor Dr. Ledismar José da Silva. De caráter obrigatório para acadêmicos do Lador, o Curso Introdutório é realizado todos os anos. Em sua 3ª edição, o curso ocorreu concomitantemente com o 1º Simpósio de Dor Articular da Lador.

O evento trouxe três palestras sobre apresentação da diretoria 2016, ministrada pela presidente da Liga, Maria Flávia Vaz de Oliveira; Dor Articular conduzida pelo Dr. Ledismar José da Silva; e a Mesa Redonda sobre residência médica em neurocirurgia-neurologia-anestesiologia, composta pelos doutores Pedro Henrique Essado Maya, Bruna Alves Arruda e Laura Sousa Castro Peixoto.

Os membros do Lador acompanham o ambulatório de neurocirurgia direcionado para tratamento de dor e acompanham cirurgias como bloqueios periduais, implante de bomba, simpatectomia, cíngulotomia, neurotomia, rizotomia, nucleotratomia trigeminal e procedimentos neurorrestaturativos. Com aulas teóricas realizadas a cada duas semanas,o acadêmico se responsabiliza pela apresentação baseada na obra de Pamela Macintyre e Stephan Schug, Acute Pain Management.

Dentre as atividades desenvolvidas pela Liga está o trabalho comunitário, como a participação da Liga na Jornada da Cidadania da PUC-GO em que os acadêmicos divulgaram informações sobre Trauma Crânio-Encefálico e Doença de Parkinson e apresentaram o workshop Doença de Parkinson: tratamento cirúrgico.