Técnica oriental auxilia no tratamento de doenças e garante conforto contra o estresse do cotidiano

O homem moderno está cada vez mais preocupado com sua saúde e bem-estar. Em um cotidiano corrido e estressante, a busca por alternativas relaxantes no dia a dia tem se tornado comum. Para aqueles que buscam qualidade de vida, o Shiatsu, técnica de massoterapia oriental, é uma boa opção. Atualmente ela é uma das mais […]

Publicado dia 13/03/2017 às 19:31

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

O homem moderno está cada vez mais preocupado com sua saúde e bem-estar. Em um cotidiano corrido e estressante, a busca por alternativas relaxantes no dia a dia tem se tornado comum. Para aqueles que buscam qualidade de vida, o Shiatsu, técnica de massoterapia oriental, é uma boa opção. Atualmente ela é uma das mais procuradas no ocidente. De acordo com o massoterapeuta Marco Aurélio Guimarães, especialista em Shiatsu,o sucesso dessa técnica se dá porque ela é a mais completa massagem terapêutica de todas. “Se faz uma avaliação completa. Pensando no corpo como um todo, e não como partes isoladas. Dessa maneira é inútil focar a massagem em local, tendo em vista que as dores retornarão, já que o corpo em sua completude está adoecido”, afirma o especialista.

Utilizando a palma das mãos, os dedos, o joelho e o cotovelo, o massagista estimula pontos de energia fazendo com que o corpo a produza, reequilibrando assim a circulação. Segundo Marcos, o principal objetivo dessa técnica oriental é encaminhar o praticante para o estado completo de saúde e bem-estar. Por isso, o Shiatsu pode auxiliar no tratamento médico de diversas doenças, como problemas na coluna, inflamações nervosas, já que atuam sobre todas as áreas do corpo.

O shiatsu é indicado a quase todos, a única contra-indicação é para os menores de 18 anos. Em razão disso, as particularidades são avaliadas individualmente e definidas pelo terapeuta. Durante a massagem é normal sentir sono, já que o relaxamento faz parte da técnica. Todavia não é aconselhável dormir, já que o cérebro se desliga e não é corretamente estimulado durante a massagem. “Embora costume ser indolor, algumas pessoas podem sentir desconforto e até áreas doloridas após a massagem”, afirma massoterapeuta. Para evitar contratempo, é recomendável ficar numa posição confortável e usar roupas adequadas durante o processo, já que as mãos do terapeuta deslizam sobre a roupa.

BENEFÍCIOS
Os idosos que não conseguem praticar atividades físicas por algum problema físico encontram nessa técnica a possibilidade de estimulação corporal que pode substituir os exercícios físicos. O Shiatsu melhora também a circulação sanguínea e aumenta os glóbulos vermelhos prevenindo a anemia. Em suma, o método pode ser utilizado por pessoas saudáveis para relaxamento e ainda na prevenção de doenças.

CUIDADOS
Embora seja uma massagem corriqueira, é sempre importante tomar alguns cuidados durante a realização. A procura por um profissional especializado e competente é fundamental. A utilização de roupas adequadas também garante maior conforto e bem-estar durante a massagem. Caso o paciente sinta algum desconforto é imprescindível que informe ao terapeuta para juntos buscarem uma solução. Feito isso, a prática de Shiatsu traz inúmeros benefícios à saúde e à disposição do paciente. “Tudo muda! A energia vital, a renovação das células, o estresse do dia a dia, a parte física e mental. Ou seja, o Shiatsu proporciona uma nova vida”, garante.